Competências Para Que Vos Quero!
Segundo Título de Teste

No âmbito da operação POISE-03-4215-FSE-000073, o Centro de Formação Profissional da CERCICAPER promoveu uma ação de Cozinheiro/a em Castanheira de Pêra, um percurso C com a duração de 2900 horas.
Ao longo do percurso formativo, os/as formandos/as tiveram acesso a experiências que possibilitaram desenvolver e pôr em prática, diferentes competências profissionais e pessoais que foram sendo trabalhadas em contexto de formação. Por um lado, o curso de cozinha foi solicitado a estar presente em eventos locais, assim como, esteve ativamente envolvido num projeto financiado pelo INR, IP. A sua estreia aconteceu a 23 de abril de 2023 com a dinamização de um SHOWCOOKING na feira “Gastronomia em Movimento” com apresentação de um apetitoso polvo com migas. Posteriormente, em outubro, a convite do Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pêra, tendo como plateia crianças dos 3 aos 15 anos, os/as formandos/as prepararam lanches saudáveis que encantaram tanto alunos como professores e auxiliares! Uma experiência
marcadamente enriquecedora pelo impacto que os elogios e sorrisos das crianças causaram
no grupo de formação.
Em 2024, estando já metade da ação executada, desafios maiores surgiram. Decorrente de uma
candidatura ao Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação, foi
executado um Projeto de nome “Pão Nosso”. Com apoio de um formador da área de cozinha, os/as
formandos/as conceberam um MENU DE STREET FOOD e marcaram presença na 3a Edição da Feira
Gastronomia em Movimento e nas comemorações do aniversário do Concelho de Castanheira de
Pêra. Deliciosa Street Food foi confecionada dentro de uma fascinante foodtruck que despertou a
curiosidade de quem visitou os referidos eventos. Por fim, e antes que o grupo seguisse para a fase de estágio, alguns formandos deram resposta positiva a uma prova de maior dimensão e juntaram-se ao Stand da Nobre no Rock in Rio 2024, preparando acepipes para os festivaleiros que se aventuravam pelos brindes da marca.
Tantos desafios, provas e ensaios só foram possíveis com a participação e envolvimento ativo de
todos os colaboradores da equipa técnico-pedagógica, e isso, é a imagem de marca de quem trabalha na reabilitação, o apoio persistente às PCDI em prol da sua qualificação e empregabilidade.

Sandra Martins

Coordenadora do Centro de Formação Profissional

Scroll to Top