A imagem é um desenho. Dois pares de mãos unidos seguram um pequeno monte de terra, de onde brota uma planta.

Porque Todos Contam
Sustentabilidade e Inclusão em Ação

As questões de sustentabilidade e responsabilidade social estão na ordem do dia, contudo sempre fizeram parte das preocupações das organizações de solidariedade social e estão inerentes à nossa génese e missão.
Desde o início que o movimento CERCI procurou dar passos seguros e contínuos no caminho de assegurar os serviços necessários às pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, assumindo essa responsabilidade social como uma missão que iria contribuir para uma sociedade para TODOS e em que TODOS contamos.
A qualidade dos serviços que prestamos e a diferença que fazemos na vida de quem atendemos depende de muitas variáveis, mas parece inequívoco que não há capacidade de adequação de resposta e condição de desenvolvimento e de inovação sem níveis razoáveis de previsibilidade financeira e de possibilidades de investimento.
Temos contado com a força federativa que temos para garantir que o estado reconheça e valorize o que fazemos e faça refletir esse valor na contratualização de serviços que concretiza com as organizações, bem como na implementação da diferenciação positiva que deve verificar-se em termos fiscais e de exigências administrativas e processuais que possam diminuir custos de operação e funcionamento. Acresce que nem sempre vemos apoiadas no investimento as necessidades de resposta diagnosticadas, mas certo é que não nos podemos distrair e deixar passar oportunidades, pelo que a procura ativa de possibilidades de candidaturas e patrocínios a novos projetos que tragam condições de melhoria ao atendimento que prestamos, constitui igualmente uma forte marca da nossa família organizacional.
A nossa capacidade de demonstração do impacto social e económico do nosso trabalho tem também contribuído para a nossa afirmação nas comunidades e na sociedade, que estão progressivamente mais disponíveis para o estabelecimento de relações win-win, quer se tratem de trocas de serviços, quer encontrando os investidores sociais que precisamos, quer em parcerias para a inclusão, para a efetivação de direitos e de participação das pessoas com deficiência, afirmando a nossa responsabilidade social e procurando a diversificação de fontes de sustentabilidade financeira.
À semelhança de outras organizações o CEERDL tem procurado potenciar essas parcerias na comunidade, desde há muito para a formação, a integração socio profissional e a participação no trabalho de pessoas com incapacidades, mas também e progressivamente abrindo portas para a participação das pessoas que apoiamos noutras áreas de vida como sejam a ocupação de tempos livres e desportivas, voluntariado e integração comunitária em associações culturais e recreativas, ampliando os contextos comunitários de desenvolvimento psicossocial e de participação social destas pessoas.
Partilhamos aqui uma vertente da nossa estratégia de sustentabilidade organizacional e de inclusão social e comunitária firmada numa cultura de serviços para todos: serviços e equipamentos CEERDL que partilhamos com a comunidade, implementados também para cumprir a nossa responsabilidade na integração socioprofissional de pessoas com incapacidade.
A “Piscina da Rainha” do CACI tem utilização externa em aulas de hidroterapia e hidroginástica, adaptação ao meio aquático e foi a primeira piscina da cidade com natação para bebés. A “Lavandaria da Rainha” que trata as nossas roupas de Residência e SAD, igualmente trata a roupa de empreendimentos de hotelaria e alojamentos locais, serviços públicos de saúde e de clientes individuais da comunidade. O “Garfo”, self service que atende diariamente todos os clientes das respostas sociais e de formação profissional, entrega refeições em takeaway e serve refeições para todos quantos se dirigem ao espaço de restauração. Os “Espaços Verdes”, mantêm as zonas verdes da organização e prestam serviços de jardinagem em zonas públicas, empresariais e particulares.
A “Floricultura do CEERDL”, é um espaço de produção de flores de corte com venda nacional com fortes objetivos de sustentabilidade financeira, mas que integra em emprego e ocupação uma grande equipa de pessoas com incapacidade.

Sublinhe-se que esta estratégia de apoio à sustentabilidade financeira organizacional tem como primeiro objetivo promover inclusão social e alargar as oportunidades de emprego e inserção profissional das pessoas com incapacidade.

CEERDL – Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor

Scroll to Top